Twitter

Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Navegando na internet com um celular Ching Ling



Quem disse que celulares chineses com Wi fi não navega na internet? Hoje consegui navegar muito, depois de passar alguns dias pesquisando e quebrando a cabeça pra conseguir.
No sábado passado comprei na famosa Rua Santa Ifigênia em São Paulo, um celular daqueles MP10-11-12 (sei lá), desses novos que vem com conexão Wi fi. Não sei de que marca é (se é que tem), mas tem um logo atrás, com a inscrição MUSIC. Bom, não importa a marca, são todos made in china, conhecidos pelos consumidores como Ching ling (vide Google).

É um celular bonitinho, tela touch screen, botões de atalho e aquela bolinha de navegação igual a do blackberry. Vem com todas aquelas promessas da família Ching Ling, TV analógica, câmera de foto e vídeo – aliás, não caia na promessa de 8.0 megapixels, não passa de 1,5 mpx – dois chips, mp3, rádio FM, Wi fi, Bluetooth, memória flash 2GB, jogos e muito mais. O sistema operacional é o mesmo pra todos, Java MDK, imitando o Iphone da Apple, não é nem de longe o melhor, mas dá pro gasto e é barato.


Comprei por dois motivos, precisava de um aparelho com dois chips, conexão Wi fi e o principal, custo baixo.  Nesses dias tive algumas experiências com o novo celular e quero compartilhar com vocês, pode ser que alguém tenha as dificuldades que eu, principalmente para conseguir navegar na web. Então vamos lá.

Funções básicas como Agenda, calculadora, TV, rádio, mp3, despertador, funcionam bem.

Chips: Em relação à funcionalidade com dois chips, não tem erro, funciona mesmo, esses aparelhos cumprem a promessa.

Tela touch screen: Funciona parcialmente, mas não é tão sensível como nos aparelhos  “de marca”. Para iniciar alguns aplicativos tem que tomar mais vezes, ou iniciar pelo botão mesmo. Para quem não liga muito para o toque, isso não conta muito.

Java: O sistema operacional é o Java. Este já vem com uma série de aplicativos instalados, não permite desinstalá-los ou mover os ícones, quem não gostar, tem que se contentar assim mesmo, não há o que fazer. Por outro lado, o sistema permite as configurações dos aplicativos para uso na rede, trocar plano de fundo, etc. Vem com 48 aplicativos que são acessados diretamente na tela, muitos deles nunca serão usados pela maioria dos consumidores.

Bluetooth: Funciona muito bem, testado e aprovado.

Câmera de foto e vídeo: Funciona bem, esta promessa o Ching ling cumpre, mas 8.0 ou 12.0 megapixels, não tem como, não caia nessa, o visor da câmera não tem resolução para isso e nem mesmo o sistema suporta. Reprovado.

Jogos: Pelos menos neste aparelho que comprei não funcionou bem porque é touch screen, e os jogos são feitos para aparelhos com teclado, talvez existam outros jogos específicos para ele.

Wi fi: Funcionou bem, tem procura por redes, e permite salvar as configurações.

Navegador para internet e aplicativos que usam rede: Essa especificamente é a dificuldade pela qual passei, navegar na internet. Pesquisei na internet e encontrei vários blogs que diziam que não funcionava o navegador e também que não permite a instalação de nenhum outro, por causa da pouca memória do aparelho. Vou indicar aqui passo a passo como fazer para sair navegando.

Primeira coisa: procure uma rede Wi fi aberta ou que você tenha acesso a senha, não tente numa rede com Proxy.
Os aplicativos navegador web Opera, Google maps e eBuddy, na primeira vez que são iniciados, necessitam fazer uma instalação que só funciona com o acesso a internet sem Proxy.
No caso do navegador Opera, ao ser executado pela primeira vez, inicia a instalação e em seguida pede duas vezes permissão para acessar um endereço HTTP. Se não há conexão livre, não adianta tentar que não vai instalar. Além desse, o aparelho possui um navegador muito primário, que até acessa, mas não aceita a maioria dos scripts das páginas, esquece esse que tem outros melhores, como veremos adiante.
Um dos problemas que podem surgir ao tentar iniciar pela primeira vez o navegador Opera, é a configuração de rede, então vamos às configurações.

Inicie o aplicativo Java, entre na opção 1 (Java), vai aparecer uma lista de alguns aplicativos, abaixo, o navegador Opera mini 4.2 em várias línguas. Clique no Opera Mini4.2 Brazilian, entre na opção 4 (perfil de rede) que deve ficar assim:

Modo de perfil : Utilizador específico
Selecionar cartão SIM: SIM 1
Pefil Java SIM1: WLAN
Pefil Java SIM2: WLAN

Clique em OK.



Na opção 2 (Definições Java), certifique-se de que as opções de perfil Java SIM estejam WLAN. Pronto, o navegador web esta configurado. Verifique que a conexão Wi fi esteja ativa e tente iniciar o Opera. Quando ele pedir sua permissão para acessar os endereços necessários para instalação, clique em OK. Pronto, se passar dessa faze seja feliz.

Instalando o Opera 5 beta 2

A versão do Opera 4.2 instalado no aparelho navega bem, porém não possui suporte para telas touch sreen, para digitar um endereço, só é possível usando o teclado padrão do aparelho, o que dificulta a navegação, sem contar que para inserir um endereço, precisa passar por pelo menos 5 fazes.
Para resolver este problema é muito simples, instale a nova versão Opera 5 beta para Java. Clique aqui e faça o download, depois copie para o aparelho.
Feito isto, entre em Gestor de ficheiros, navegue até o diretório que contém o arquivo de instalação, vai aparecer o arquivo, clique nele e escolha opção 1 (instalar), vai aparecer uma tela pedindo para que você escolha se quer instalar no telefone ou no cartão de memória. Aconselho instalar no cartão de memória flash, para não haver risco de comprometer o pequeno espaço da memória. Durante a instalação, irá ocorrer o mesmo que o anterior, vai pedir acesso a dois endereços, autorize. Se o aparelho estiver conectado a internet, não haverá problemas.
Como é uma instalação fora do padrão, não vai aparecer o ícone na tela do aparelho. Para iniciar o novo navegador, vá novamente em Gestor de ficheiros, entre no cartão de memória e abra a primeira opção que é Java games, lá vai aparecer o ícone do Opera Mini 5, é só clicar e iniciar. Agora todas as vezes que quiser navegar por esse navegador, tem que seguir este caminho. Muito fácil.



O navegador Opera 5 permite a navegação por toque, tem abas e um teclado touch próprio, que facilita muito. Veja o vídeo demonstração.


Espero com isso, ter ajudado a tirar algumas dúvidas que normalmente aparecem nos fóruns e blogs pela internet sobre os celulares Ching Ling, e se alguém ainda precisar é só comentar abaixo.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário